terça-feira, 3 de novembro de 2009

Oficinas e cursos fazem parte da 1 ªSemana de Arte e Cultura da UFMT



Uma série de oficinas, com vagas limitadas, será oferecida durante a 1ª Semana de Arte e Cultura da UFMT, como a de Móbile, capitaneada pelo artista Herê Fonseca, na terça-feira, dia 03, a partir das 14h, no Bosque do Centro Cultural.

Pincéis e tintas dão o colorido na oficina de Pintura e Desenho, ministrada pelo premiado artista plástico primitivista Nilson Pimenta. O curso ocorre entre os dias 03 e 04, dividida em duas turmas, das 8 às 9h, e das 9h às 10h, no Ateliê Centro Cultural. Baiano de Caravelas, Nilson Pimenta nasceu em 1956. Veio para Mato Grosso em 1963 e trabalhou, antes de enveredar pelo mundo da pintura, como lavrador em várias fazendas e assentamentos do leste mato-grossense, e depois se fixou em Cuiabá a partir de 1978, época em que despertou para a pintura e a partir de 1982 passa a atuar como orientador do Ateliê Livre do Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT.

Tem intensa participação no cenário artístico brasileiro, figurando no seu currículo seleções e premiações em importantes Salões de Artes Plásticas. Nilson retrata em suas obras personagens do campo e da paisagem agreste de Mato Grosso e cenas típicas do Pantanal. Autodidata, o artista começou a desenhar em papel, com lápis de cor.

Já a oficina de Expressão Corporal Barbatuques, sob o comando de Lu Horta e Flávia Maia (SP), ocorre de 03 a 06, no Teatro Universitário, com turmas das 14h às 17h, e das 18h às 20h. Barbatuques é um núcleo artístico e pedagógico que desde 1995 desenvolve uma linguagem pioneira na área da percussão corporal. A expressão musical a partir dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano é o tema central dessa pesquisa. Como grupo musical e núcleo de professores, o Barbatuques vem atuando há vários anos em diversas regiões do Brasil e também em países como França, Espanha, Estados Unidos, Suiça, Portugal, Líbano, Russia, Senegal e Colômbia.

Esse trabalho foi iniciado pelo músico Fernando Barba pelo seu interesse por extrair sons de seu próprio corpo, brincadeira que foi nomeada como barbatuque e que logo se transformou em pesquisa.

Também trabalhando com o corpo, mas desta vez com Vivência Ginástica Artística, a oficina conduzida por Alei Upe ocorre entre os dias 03 e 06, em diversos horários. Na terça, serão oferecidas duas turmas, às 7h e às 18h30, no Ginásio da UFMT. Na quarta, dia 04, às 18h30, no dia 05, às 7h e no dia 06, turmas às 10h e às 18h.

Para a Coordenadora de Cultura da UFMT, Silbene Perassolo, as oficinas e cursos atendem às diversas aptidões artísticas e também são possibilidades de interação e troca de informação. “São oficinas lúdicas, divertidas e muito dinâmicas”, completa Silbene.

Divertida, a caricatura também é objeto de estudo. O professor Robson Apolo vai ensinar a fazer caricatura, em curso nos dias 04, 05 e 06, no Ateliê Centro Cultural. Nos dias 04 e 06, horário das 9h às 11h. Já no dia 05, aula das 14h30 às 17h.

Os participantes da 1ª Semana de Arte e Cultura poderão soltar seus movimentos no curso de dança de salão, aberto para 30 casais, de 03 a 06 de novembro, das 19h às 22h, na Sala de Ginástica da FEF. A professora da dança Vanessa Lopes vai conduzir os casais na busca pelo ritmo e harmonia.

Grafitagem é o tema do curso ministrado por Luciana Schuring, nos dias 04 e o5, no Centro Cultural. Já a cineasta Valéria Del Cueto aborda a oficina de curta metragem no dia 05, das 9h às 13h30, no Cineclube Coxiponés. Para participar, basta fazer a inscrição na Secretaria do Centro Cultural da UFMT, das 8h às 11 h e das 14h às 18 h. Mas atenção, as vagas são limitadas.

Programação – A 1ª Semana de Arte e Cultura é uma realização do Programa Unidade da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, por meio da Coordenação de Cultura. As atividades ocorrem entre os dias 03 e 07 de novembro e incluem cursos e oficinas, encontros, exposições, apresentações artísticas e musicais em diversos pontos do Campus Universitário.
O objetivo do evento é integrar as ações e projetos dos departamentos e institutos que são voltados para as diversas linguagens artísticas como Literatura, Poesia, Cinema, Vídeo, Dança, Teatro numa grande mostra cultural dos alunos e professores da UFMT.
Informações: 3615-8358

Nenhum comentário:

Postar um comentário