terça-feira, 3 de novembro de 2009
Coral da UFMT se apresenta nesta terça-feira
Já dizia o jornalista Arthur da Távola, “música é vida interior, e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão”. E é a música que inspira e conduz as apresentações da noite de terça-feira, dia 03, a partir das 19h, no Auditório do Centro Cultural da UFMT, durante a 1ª Semana de Arte e Cultura da instituição. O público vai se emocionar com o Coral da Universidade Federal de Mato Grosso, Quinteto de Metais e o Quarteto de Cordas.
O Coral da UFMT abre a programação musical, interpretando as canções The Prayer, de Carole Bayer Sager e David Foster; Lux Aurumque, de Eric Whitacre; Alelluia de Ralph Manuel; Somebody to Love, de Fred Mercury; o hino nacional da África do Sul, N'Kosi Sikeleli África; e as brasileiras Brasil Pandeiro, de Assis Valente e O que foi feito deverá, de Milton Nascimento.
Há 29 anos encantando a platéia por meio de vozes cantantes, o Coral da UFMT foi criado pelo Prof. Dr. Gabriel Novis Neves e Prof. Benedito Pedro Dorileo, reitor e vice-reitor respectivamente. Desenvolvendo um trabalho musical voltado aos estudantes de diversos cursos da Universidade, professores, servidores e comunidade em geral, o Coral entoa um repertório variado, que abrange a música erudita, popular, folclórica, sacra e regional, além de peças do repertório sinfônico.
Núcleo gerador de atividades culturais, mantém dois grupos: o Coral UFMT, formado por aproximadamente 60 pessoas; e o Coral Infanto-Juvenil da UFMT, um projeto de extensão criado em 1999 e formado por aproximadamente 60 crianças.
Além dos espetáculos musicais, o Coral realiza diversas atividades como painéis de regência coral, reciclagens, laboratórios corais, oficina de expressão cênica, cursos de regência, de canto e de técnica vocal. Para promover estas atividades, traz professores, regentes e cantores convidados de outros estados do Brasil. Um exemplo, é o Encontro Internacional de Coros em Cuiabá, nos anos 1998, 2000 e 2005, cujo objetivo é a melhoria da qualidade e reciclagem dos componentes do Movimento Coral Mato-Grossense.
Para Dorit Kolling, maestrina do Coral UFMT desde 1989, cuja regência já passou Peter Ens, Vilson Gavaldão de Oliveira, a 1ª. Semana de Arte e Cultura da UFMT é uma iniciativa que movimenta o campus, fomenta a produção cultural e possibilita que a comunidade tenha acesso a uma programação cultural rica e gratuita. “As apresentações do Coral emocionam o público”, comenta Dorit.
O Coral já se apresentou em Cuiabá, no interior do estado de Mato Grosso, em várias cidades do Brasil, e alcançou outros países, como Paraguai, Uruguai e Argentina. Atualmente tem na sua Supervisão Naíse do Vale Santana e André Vilani como Preparador Vocal.
Na seqüência, o Quinteto de Metais traz um repertório composto por belas canções conhecidas da platéia, como Lamento, de Pixinguinha e Vinícius de Moraes; Rosa, de Pixinguinha e Otávio de Souza; Medrosa, de Anacleto de Medeiros; Brejeiro, de Ernesto Nazareth; Todo Azul do Mar, de Ronaldo Bastos e Flávio Venturini, Pout-porri de Tom Jobim; Aquarela do Brasil, de Ary Barroso; Beale Street Blues, de W.C.Handy; In The Mood, de Andy Razaf & Joe Garland; Dog’s Life, de Charles Chaplin.
É comum no mundo inteiro, integrantes de Orquestra Sinfônica se reunirem em formações menores para execução de repertório. E em Cuiabá não é diferente. Músicos integrantes da Orquestra Sinfônica da UFMT se uniram, e desde 1994 formam o Quinteto de Metais da UFMT para execução de repertório variado de música. Cinco instrumentistas de sopro de metal fazem parte da iniciativa: Edson Ferreira Lopes (Trompa), Jorival Ramos (trombone), Jader Evangelista (trompete) e Aleksandro Rammos – o Billy (Tuba).
Para encerrar a programação musical, o Quarteto de Cordas da UFMT executa as canções My Fair Lady, Por una cabeza e Michelle, dos Beatlles. Criado em 1979 com o objetivo de formar músicos de cordas e platéia, o Quarteto de Cordas da UFMT iniciou seus trabalhos com Cezar Willyneck no primeiro violino, Gilda Epp no segundo violino, José Lourenço Parreira na viola e Conrado Ribeiro no violoncelo.
Ágil e com repertório bem eclético, o Quarteto é formado por Eduardo Carvalho no primeiro violino, Henrique Ribeiro no segundo violino, Edson Assunção na viola e José Feguri no violoncelo, chefes de naipes da Orquestra Sinfônica da UFMT, cuja atuação conjunta acumula 20 anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário