segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Tradições populares conduzem concerto do Coral Infanto-Juvenil
UFMT
Músicas regionais brasileiras que retratam as diversas tradições populares, como danças, lendas e costumes, compõem o repertório do concerto do Coral Infanto-Juvenil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do grupo Coletivo Ninhal. A apresentação ocorre na terça-feira, 8, no Teatro Universitário, às 20h30. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível (com exceção de sal), que deve ser trocado com antecedência no Centro Cultural, em horário comercial. Os alimentos arrecadados serão doados à Campanha “Natal das Crianças” do Governo do Estado.
O espetáculo, denominado “Afro-Luso-Tupiniquins: Viagem Sonora Brasileira” é resultado de pesquisa feita em conjunto pelos dois grupos, conduzida pelo regente do espetáculo Adonys Aguiar a partir da cultura regional brasileira. No repertório, canções de domínio popular como Calix Bento, do folclore mineiro, gravada por Milton Nascimento, a partir da adaptação de Tavinho Moura; Nandaia, canção de siriri mato-grossense; Quando eu vim lá de Luanda, maracatu pernambucano, entre outros.
No palco, 36 cantores entre 7 e 15 anos, do Coral Infanto-Juvenil da UFMT, e 22 cantores adultos do Coletivo Ninhal, com a proposta de conduzir o público pelo mundo da cultura popular, sob a Regência de Adonys Aguiar que junto com Marília Cortez, é responsável também pelo roteiro, direção cênica e pela iniciativa da fusão dos dois grupos para a realização do espetáculo. A supervisão do coro é de Naíse do Vale Santana.
Ninhal é um coletivo formado no inicio do ano, cujos componentes já cantavam em outras iniciativas. De cunho artístico, o grupo mostra neste espetáculo sua vertente musical. “Será um espetáculo que promete emocionar a platéia, que induz a uma viagem em suas memórias”, conta Aguiar.
O espetáculo integra as ações comemorativas dos 39 anos de fundação da Universidade Federal de Mato Grosso, uma realização do Programa Unidade da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, por meio da Coordenação de Cultura.
Inf.: 3615-8355
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário